Conab atende entidades e define mais um leilão de milho estocado em Mato Grosso

19

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará mais um leilão de 50 mil toneladas do grão, que estão estocados em Mato Grosso, no próximo dia 2 de maio, a partir das 9h, horário de Brasília, em continuidade ao atendimento da demanda do mercado de milho. O edital prevê a venda do produto sem limite de aquisição por produtor, valendo a melhor oferta.

Estas operações, que tiveram início no dia 5 deste mês, visam atender uma solicitação que veio do mercado consumidor mato-grossense, que passa por um período de entressafra do produto. A solicitação dos leilões partiu, principalmente, das associações de criadores de suínos, aves e bovinos.

Até o momento, foram oito leilões de vendas, que ofertaram 144,3 mil toneladas. Deste montante, o total comercializado foi de 30,5 mil toneladas até o momento. “Esta quantidade adquirida pelo mercado já começa a fazer com que o preço do milho baixe na região, por isso a procura pelos leilões é menor”, analisa Thomé Guth, gerente de produtos agropecuários da Conab. “O objetivo dessas operações é exatamente intervir para regular o mercado, o que vem ocorrendo”.

Por meio do normativo, a Conab ficou autorizada a vender até 300 mil toneladas do cereal.

Só Notícias/Agronotícias (foto: arquivo/Agência Brasil)