Após cinco dias, bombeiros extinguem 10 focos de queimadas em Guarantã do Norte

Fonte: Só Notícias (foto: assessoria)

O Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir, hoje, um incêndio na região da Serra Negra, em Guarantã do Norte (252 quilômetros de Sinop). Os trabalhos de combate às chamas duraram cinco dias e contaram com apoio de três bombeiros do Comando Regional, além da equipe do município.

Segundo a assessoria, o incêndio na região de mata fechada já estava sendo combatido pelos militares do Núcleo de Bombeiro Militar de Guarantã do Norte, porém, “devido à grande proporção das chamas, foi acionada uma equipe extra para atuar nas ações repressivas, combativas e preventivas na região em apoio à unidade do município”.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) relatou que foram identificados 10 focos de calor, nesta terça-feira, em Serra Negra. “Nos lugares que era possível chegar foram realizadas diariamente excursões para controlar e combater os focos, além de usar as vias de comunicação para orientar a comunidade rural acerca do que estava acontecendo, as ações que poderiam ser tomadas e sanções legais caso alguém estivesse ateando fogo propositalmente”, divulgou o Corpo de Bombeiros.

Os militares ainda fizeram, nas rondas diárias, um trabalho orientativo junto aos sitiantes presentes nas respectivas propriedades. Também foi feito o combate às margens da BR-163, evitando que o fogo se propagasse ainda mais na vegetação e que a fumaça tomasse conta da pista, além de proteger duas residências próximas.