Bancos só reabrem na 4ª, comércio vai variar e coletivos rodam normal

Fonte: RD News

No feriado prolongado de Carnaval, que vai de 1 a 6 de março, os órgãos públicos dos três poderes, incluindo de Cuiabá e Várzea Grande, e instituições bancárias estarão de portas fechadas. Estas entidades declararam ponto facultativo para os três dias. Mas serviços essenciais, como saúde, segurança e transporte público, continuarão a funcionar normalmente.

O Governo informa que o restaurante Prato Popular e as unidades do Ganha Tempo de todo Mato Grosso também estarão fechadas.

Em Cuiabá e Várzea Grande, os serviços de coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), fica a critério de lojas e comércios abrir as portas nesse feriado. Por isso, como acontecem todos os anos, algumas lojas abrem, outras não. Assim, os proprietários poderão funcionar nos seus horários normais e os valores pagos aos trabalhadores não mudam em relação aos demais dias de trabalho.

No Governo, a parte administrativa e demais serviços retornará ao expediente normal na quarta de cinzas (6) a partir do 12h. A Prefeitura de Cuiabá e Várzea Grande deverão voltar às 14h. Já o Judiciário também volta ao batente às 13h.

Veja abaixo o que abre e fecha no feriado de carnaval:

Bancos

Segunda e terça-feira (4 e 5) será ponto facultativo para os bancos. Na quarta (6), o atendimento começar a partir das 12h.

Shoppings Centers

Durante o feriado, os shoppings de Cuiabá e Várzea Grande abrirão todos os dias. Mas com horário especial.

Goiabeiras Shopping: Na segunda de Carnaval (4), as lojas, praça de alimentação, lazer e cinema vão funcionar das 10h às 22h. Na terça (5), os demais shoppings ainda não divulgaram os seus horários de abertura. Já na quarta (6), as lojas, praça de alimentação, lazer e cinema vão funcionar das 12h às 22h.

Saúde

O Samu, Hospitais Regionais e o serviço de UTIs trabalharão em regime de plantão. Já os várzea-grandenses poderão ir até a UPA e o Pronto-Socorro que funcionará normalmente neste feriado. As demais, no entanto, estarão fechadas.

Em Cuiabá, as Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPAs), das regiões Norte e Sul, localizadas nos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos respectivamente, funcionam regularmente. Além dessas unidades, as policlínicas e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também estarão com as portas abertas.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, as unidades que fecham no feriado e retomam atendimento normal a partir do meio-dia da quarta-feira são: Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro.

Segurança

As unidades da Central de Flagrantes, do bairro Planalto, e a Central de Ocorrências, da Prainha, bem como a Central de Flagrantes, em frente ao aeroporto de Várzea Grande, vão centralizar os procedimentos de lavratura de Boletins de Ocorrências.

O Governo informa também que todas as delegacias, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), unidades do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estarão trabalhando em regime de plantão.

As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos (DERFs), de Cuiabá e Várzea Grande, trabalharão sob regime de sobreaviso com atendimento presencial aos locais de crime que envolvam restrição à liberdade da vítima.

Outras unidades policiais, como a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), realizarão o atendimento mediante atuação dos delegados, escrivães e investigadores plantonistas.

Já em Várzea Grande, a Guarda Municipal irá realizar blitz educativas e rondas pelo Centro e pelos principais pontos turísticos, que inclui a Rota do Peixe, o Distrito do Bom Sucesso e a Passagem de Conceição.

Nas cidades do Interior do Estado, as Delegacias de Polícia atuarão sob regime de plantão, 24h por dia, de modo que em nenhum momento fique desguarnecido o atendimento à população e aos policiais que venham a encaminhar detidos às respectivas unidades para lavratura de flagrantes.

O Governo ressalta que a população poderá obter atendimento online durante qualquer feriado na Delegacia Virtual para registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio e também realizar o pré-registro de outros crimes.