Bombeiros usam 35 mil litros de agente extintor e controlam queimada em Sorriso

Fonte: Só Notícias/Herbert de Souza com Lucas Torres, de Sorriso (foto: reprodução)

Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar o incêndio, que atingiu a área de preservação permanente de uma fazenda, localizada a cerca de cinco quilômetros do aeroporto regional de Sorriso. Segundo divulgado pela assessoria, os militares utilizaram 35 mil litros de agente extintor, lançado nas chamas por meio de aeronave e helicóptero.

Os bombeiros divulgaram que foi também empregada nessa operação uma outra aeronave tipo Air Tractor 502. “Apesar de muita fumaça e grande extensão do incêndio, as equipes conseguiram controlar a frente da linha do incêndio, bem como os flancos, com o apoio proporcionado pelos maquinários e caminhões disponibilizados para construção de aceiros”, divulgou a assessoria.

Os militares acreditam que o incêndio destruiu cerca de 5% da área de preservação permanente. As chamas, no entanto, não atingiram áreas produtivas nas proximidades. Além das aeronaves e helicóptero, foram usados na operação dois autos tanques para abastecimento de água e um auto rápido florestal. Ajudaram a combater o incêndio 20 civis funcionários das fazendas vizinhas, maquinários, veículos e caminhões.

Conforme Só Notícias já informou, o fogo também atingiu uma área de mata e pastagem às margens da rodovia na saída de Nova Mutum para Lucas do Rio Verde, nas proximidades da ponte do rio dos Patos, hoje, por volta das 11h. As informações foram confirmadas pelo comandante dos Bombeiros, major Fernando Duarte, ao Só Notícias. Uma das faixas ficou com trânsito bloqueado por questões de segurança.