Em Cuiabá, candidatos opinam sobre o tema da redação do Enem 2018: ‘fácil’, ‘difícil’, ‘atual’, ‘complicado’

Tema da redação deste ano foi ‘Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’. Segunda etapa do Enem será no próximo domingo (11).

Fonte: G1 MT

Os candidatos que fizeram a prova no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (4), em Cuiabá, divergiram opiniões sobre o tema da redação deste ano, ‘Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’.

Na saída de um dos locais de prova, no Centro da capital, a cozinheira Aparecida Aires da Silva Barbosa, que tem 45 anos e pretende cursar gastronomia, disse que achou a prova difícil, mas principalmente o tema da redação.

“Achei o tema muito difícil porque não sou acostumada com tecnologia, não é uma área com a qual trabalho, então achei muito complicado”, afirmou.

Já o João Alberto Ribeiro Teixeira Neto, de 18 anos, achou fácil o tema da redação. “Foi um tema dinâmico que eu domino, então para mim foi fácil”, disse.

A estudante Ana Paula Goes, 20 anos, disse que aproveitou o tema da redação para defender o direito à liberdade de expressão na internet. “O tema estava dentro do que esperava”.

Thainá Karoliny Silva, que pretende fazer fisioterapia, afirmou que achou o tema muito difícil porque é ligado específico. “É uma área da qual não tenho conhecimento, então achei muito complicado”, explicou.

A servidora pública Diana Almeida, 24 anos, contou que esperava um tema mais difícil e que tivesse relação com a pedofilia ou direitos da comunidade LGBT. “Ser um tema da atualidade ajudou bastante. É um assunto bastante discutido este ano”, pontuou.

O capitão da Marinha, José Antunes, de 50 anos, que quer cursar biologia, considerou o tema interessante. “Não foi um tema cansativo, achei tranquilo”, disse.

O tema da redação foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no início da tarde deste domingo.

TODOS OS TEMAS DA HISTÓRIA DO ENEM
Veja abaixo todos os temas de redação da história do Enem:

1998: Viver e aprender
1999: Cidadania e participação social
2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira
2006: O poder de transformação da leitura
2007: O desafio de se conviver com as diferenças
2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2009: O indivíduo frente à ética nacional
2010: O trabalho na construção da dignidade humana
2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet