Guarantã do Norte promove seminário de gestão sustentável

Fonte: Por: Assessoria de Imprensa Sebrae/MT

Prestes a implantar o aterro sanitário na região, o município de Guarantã do Norte (a 710 km de Cuiabá) promove nesta terça-feira, 09/07, o seminário Gestão Sustentável. Durante o evento, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Guarantã do Norte (ACEG), o engenheiro sanitário Paulo Araújo detalha o projeto para empresários, comunidade e gestores públicos. Além dele, Renata Taques e Lucas Barbosa, que integram a Gerência de Sustentabilidade do Sebrae, falam sobre gestão de resíduos e Política Nacional de Resíduos Sólidos e Energias Renováveis com foco sistema fotovoltaico conectado à rede (energia solar).
O seminário é mais uma ação do Programa Cidade Empresarial e Sustentável, promovido pelo Sebrae com a participação de vários municípios.
O secretário de Governo e Articulação Institucional do município, Eugênio Caffone, destaca que o seminário aborda dois processos da maior importância e diz que estão trabalhando fortemente para a implantação do aterro sanitário na região, tanto para resolver o problema e atender a legislação.
Quanto à energia solar, o secretário conta que existem umas cinco empresas na cidade que já têm usinas fotovoltaicas implantadas, tendo sido o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) o primeiro.
Em sua palestra, Renata Taques fala sobre as características, classificação e tipologias dos resíduos sólidos. Apresenta um panorama geral dos resíduos sólidos no Brasil, incluindo um tópico sobre a política nacional, sem esquecer os novos negócios ligados a reaproveitamento e utilização de resíduos.
Já Lucas Barbosa detalhou o que é um sistema de geração de energia fotovoltaica e divulgou a consultoria que o Sebrae presta para empresas interessadas em adotar essa tecnologia.