Ministério desbloqueia R$ 34 milhões do orçamento da UFMT, diz reitora

Fonte: Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

O Ministério da Educação (MEC) desbloqueou R$ 34 milhões previstos no orçamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para 2019. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira, pela assessoria da instituição. O bloqueio de 30% das verbas para despesas discricionárias de todas as universidades públicas federais no país foi anunciado pela pasta em abril.

Por causa do contingenciamento, diversos protestos foram realizados em cidades brasileiras. Segundo a reitora da UFMT, Myrian Serra, o desbloqueio das verbas só ocorreu por conta mobilização “de reitores das universidades públicas brasileiras, da comunidade acadêmica e da sociedade, com manifestações nos campi universitários, ruas e praças do Estado, nos dias 15 e 30 de maio. Soma-se a isso, a articulação com a bancada federal de Mato Grosso”.

Em nota divulgada pela assessoria da UFMT, a reitora ressaltou a necessidade de o Ministério da Educação (MEC) em repassar os recursos financeiros imprescindíveis para a execução do planejamento das atividades previstas para o exercício de 2019. Destacou também a importância das mobilizações em defesa da educação pública e do “apoio suprapartidário dos parlamentares mato-grossenses que se empenharam na reversão do bloqueio de recursos da UFMT”.

Além das reuniões com os deputados federais que integram a Frente Parlamentar do Estado na Câmara dos Deputados, a reitora participou de audiências públicas na Comissão de Educação da Câmara Federal e do Senado, e da audiência da bancada federal de Mato Grosso com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Em maio, a reitora classificou o bloqueio como “retrocesso inimaginável”. Na ocasião, ela informou que a UFMT tem 113 cursos de graduação, sendo 108 presenciais e 5 na modalidade a distância (EaD), em 33 cidades mato-grossenses: 5 Câmpus e 28 polos de EaD”, além de 66 programas de pós-graduação: mestrado e doutorado. No total, são 25,4 mil alunos atendidos.