Nova Mutum: pequenos produtores ganham kits de irrigação e podem diversificar atividades

Fonte: Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente entregou 20 kits de irrigação por gotejamento para pequenos agricultores que fazem parte da agricultura familiar e são integrantes da Associação dos Produtores Rurais do Entorno de Nova Mutum. Cada kit pode irrigar até 500 metros quadros, somados os 20 kits equivale a uma área de 10 mil metros quadrados e vão proporcionar economia de energia pois esse sistema funciona por gravidade e os produtores poderão diversificar sua produção.

O secretário Renato Kremer disse que os kits vão fortalecer a agricultura familiar especialmente no período da estiagem. “Esse é um período que esses produtores mais precisam de apoio, a estiagem dura entre 150 a 180 dias e esses kits de irrigação funcionam na modalidade de gotejamento por gravidade, onde a cada 30 centímetros, há um gotejador que cria bulbos molhados na área das raízes e garante que os produtores produzam em alta escala no período da seca”, afirma.

O presidente da associação, Diego Meldola, avaliou que a parceria da prefeitura com os pequenos produtores é fundamental para que os resultados da agricultura familiar sejam melhorados. “Serão 20 famílias atendidas com esses kits, principalmente no período da estiagem, por isso, é muito importante a secretaria de Agricultura oferecer esse suporte para que possamos fortalecer as ações da agricultura familiar”, detalha.

A informação é da assessoria.