Nova Santa Helena oferece Exame de Eletrocardiograma

Fonte: Noticia Vip

A Secretaria de Saúde de Nova Santa Helena passa a ofertar a população exames de eletrocardiograma na Unidade Básica de Saúde da Família João Alberto Zanete, localizada no perímetro urbano da cidade.

O aparelho tecnológico foi adquirido através de transações penais movidas pelo Ministério Público Estadual – MPE, e doado ao Poder Público Municipal.

Com o novo aparelho poderão ser detectados possíveis e minuciosas alterações cardíacas que poderiam trazer algum risco a saúde do paciente. O Eletrocardiograma investiga e aponta uma série de arritmias e outras anormalidades de funcionamento do coração, e também é um dos exames exigidos em protocolos pré-cirúrgicos, sendo ainda indicado como exame de rotina anual para homens a partir dos 45 anos e mulheres a partir dos 55 anos.

Após a dinâmica dos procedimentos feitos pelos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, treinados pela Coordenadoria do Telessaúde Mato Grosso e Secretaria de Estado de Saúde, via internet o laudo é encaminhado para uma Banca Especializada de Cardiologistas do Estado de Minas Gerais, que em minutos fazem a avaliação e o diagnóstico, garantindo resultados imediatos para casos de urgência e pacientes eletivos.

“Este é um grande avanço para a saúde pública de nosso município, pois atenderemos a demanda de pacientes na própria estrutura da Unidade Básica de Saúde da Família, que está equipada e com uma equipe habilitada para desenvolver os exames de eletrocardiograma. Com isso iremos eliminar fila de espera, gastos com transporte de pacientes para outras localidades, custeio de exames a preços elevados, entre outras situações onerosas aos cofres públicos, mas a conquista vai além, ela garante atendimento rápido, eficiente, humanizado e de qualidade ao cidadão que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde”, comemorou o Secretário de Saúde, Luiz Fernandes.

O reconhecimento precoce do acometimento cardíaco em condições crônicas, como na hipertensão, e o reconhecimento de condições que exigem o tratamento rápido, como o infarto agudo do miocárdio e as arritmias cardíacas serão aplicações úteis e eficazes na rede municipal de saúde de Nova Santa Helena através da ferramenta de tele-eletrocardiografia e do telediagnóstico.

“A partir deste exame e do diagnóstico serão apontadas pelos médicos cardiologistas que atendem 24 Hs por dia, as medidas cabíveis no que se refere ao encaminhamento do paciente em situação de risco cardíaco para atendimentos mais específicos nos hospitais regionais e clínicas referenciais do território Mato-grossense, agilizando assim a regulação e toda logística para garantir o acesso ao tratamento via SUS”, explicou Luiz Fernandes.

Esta semana aconteceu a capacitação técnica do Telessaúde Mato Grosso no município de Nova Santa Helena, momento em que os profissionais que estarão a frente do Exame de Eletrocardiograma tiveram contato prático e direto com as ferramentas do Telessaúde, desde cadastros de profissionais no sistema, atualização de senhas, momentos de tira dúvidas, exercícios práticos e simulações de teleconsultorias, acesso a salas e bibliotecas virtuais, bem como a bases de dados de pesquisas em saúde.

A Prefeita Terezinha Carrara que está cumprindo agenda nas secretarias de estado em Cuiabá-MT, agradeceu a doação do aparelho de eletrocardiograma pela Promotoria de Justiça (MPE), bem como, a SES-MT pela formação e capacitação desenvolvida esta semana que torna o servidor altamente qualificado, resolutivo, capaz fazer o atendimento de saúde cada vez mais humanizado, justo e digno a população.