População recebe atendimento gratuito em evento que marca a luta contra o câncer em MT

Nem mesmo o “vai e vem” da chuva impediu que várias pessoas participassem da Campanha de Combate ao Câncer, organizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), com apoio das Forças Armadas, realizada neste domingo (25), no 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, localizado no Bairro Duque de Caxias.

A campanha que teve o tema “Troque o medo por esperança” é uma alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, no dia 27 de novembro.

Quem esteve lá, além de fazer exames, recebeu várias orientações sobre sintomas e os diversos tipos de câncer. Testes rápidos de hepatite b, c e sífilis também foram oferecidos.

As pessoas atendidas passaram por uma espécie de triagem e os que apresentaram algum tipo de alteração foram encaminhadas para atendimento em hospitais.

De acordo com o médico oncologista, Gilmar Espírito Santo, o objetivo é esclarecer as pessoas que o câncer precisar ser diagnosticado precocemente e que, quanto antes for feita a descoberta, mais chances de cura.

Em Mato Grosso, a campanha dos profissionais da saúde tem a parceria da TV Centro América, do Exército Brasileiro, dos laboratórios Imagens e Carlos Chagas, da Secretaria Municipal de Saúde, da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e de estudantes de medicina.

Fonte:Renata Santos, TV Centro América