Sema apresenta tecnologias de combate ao desmatamento para embaixador do Reino Unido

Fonte: Renata Prata | Sema-MT

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan conheceu as tecnologias utilizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no combate ao desmatamento em Mato Grosso. Ele esteve na sede da Sema na última quinta-feira (25.07), quando foi recepcionado pela secretária Mauren Lazzaretti e os secretários adjuntos Luciano Bertinatto, de Gestão Ambiental e Valdinei Valério, de Administração Sistêmica.

Na visita, o embaixador conheceu a Superintendência de Fiscalização, Coordenadoria de Licenciamento, Coordenadoria de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental e Data Center.

A secretária Mauren destacou o empenho da Sema em aumentar a transparência e acesso aos dados. “É muito importante que as informações estejam disponíveis, hoje temos atos finais divulgados, mas o objetivo é que todo processo seja acessível. Nossa meta é o aprimoramento em segurança da informação, eficiência e rapidez”.

Mauren também explicou o sistema digital desenvolvido na Sema, que descreveu como um projeto de desenvolvimento sustentável com foco em monitoramento.

A comitiva era formada por Luisa Moreira e Katerina Elias Trostmann, membros da embaixada do Reino Unido e Rita Chiletto, assessora de Assuntos Internacionais de Mato Grosso. Todos receberam explicações sobre fiscalização de desmatamento, monitoramento e manejo florestal sustentável. Também tiraram dúvidas sobre como é realizado o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Na Coordenadoria de Geoprocessamento, eles conheceram o novo serviço de imagens por satélite para monitoramento preventivo, com melhor resolução. “Será um sistema de imagens diárias, que poderão ser observadas no momento do desmate. É uma ferramenta preventiva, que gera alertas de desmatamento e auxilia o trabalho de fiscalização”, afirmou a secretaria adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto.

O embaixador avaliou ser fascinante ver a tecnologia que está sendo utilizada para mudar a metodologia de analisar o desmatamento passando para um método mais preventivo. “É fantástico ver que o investimento que os países estão fazendo aqui realmente estão tomando forma e tendo efeito no combate ao desmatamento, que era descoberto depois que ocorria e agora será mais preventivo. Incrível conhecer um time tão capacitado e dedicado. As pessoas aqui estão realmente fazendo as coisas funcionarem sob uma liderança política muito forte”.