Sorriso: fiéis celebram dia de Corpus Christi com missas e procissões

Fonte: Larissa Gribler/Portal Sorriso

O Dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (20) pela Igreja Católica, reúne fiéis em momentos de religiosidade com missas e procissões em Sorriso.

Em latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”, e é justamente o que a festa da Igreja Católica celebra hoje. A data não é fixa, mas é sempre logo após o domingo na Santíssima Trindade, que neste ano foi comemorado no último dia 16 de junho.

A celebração de Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira porque faz alusão a Quinta feira Santa. Edson Bolson, da pastoral do dízimo da igreja São Pedro Apóstolo de Sorriso, explica que a festa, que também é chamada de quinta-feira de lava-pés, divide a celebração com a lembrança do começo do sofrimento de Jesus.

Em Sorriso, os tradicionais tapetes, que tiveram início nas primeiras procissões dedicadas ao corpo e sangue de Cristo, não ficaram de fora. Segundo Edson, a passagem pelo tapete tem um significado especial.

O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote pelas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nos desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete.

A programação de Corpus Christi em Sorriso teve início no começo da manhã com a uma missa. Em seguida, os fiéis saíram em procissão pela avenida Natalino João Brescansin. No decorrer do dia, ainda em celebração à data, a igreja católica realiza outras missas nas igrejas da cidade.

A procissão da Igreja Sagrado Coração de Jesus teve início às 5 horas, assim como da Igreja Matriz e da Igreja São José. Já a procissão da Igreja Santa Luzia começou às 8h30 e terminou às 10horas.