Terra Nova está entre as 10 melhores cidades de MT nas boas práticas do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Fonte: ASSECOM

A divulgação do resultado oficial foi feita no site do Tribunal de Contas de MT e na lista aparece Terra Nova do Norte entre as 10 cidades com o melhor nível de maturidade quando o assunto é gestão da merenda escolar.
Por meio de um rigoroso controle interno, que fiscaliza a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar, o município conseguiu evoluir nos últimos anos e hoje figura entre os primeiros na lista das 141 cidades de MT.
O município conta também com a atuação do CAE – Conselho de Alimentação Escolar que acompanha os trabalhos e ajuda na fiscalização.
De acordo com o controlador interno da Prefeitura Municipal, Jonas Tadeu Sassi, após a realização de uma auditoria foi possível saber como estava a real situação da merenda escolar e o que o município precisava fazer para melhorar, hoje os resultados já estão superando as expectativas.
Uma das ferramentas utilizadas pela equipe é o teste de aceitabilidade, onde os próprios alunos podem avaliar a qualidade da merenda assim que são servidos durante o intervalo. Com a aplicação correta dos recursos por parte da Prefeitura, está sendo possível garantir a aquisição de todos os itens do cardápio escolar.
Desde que assumiu a gestão, o Prefeito Valter Kuhn, tratou logo de montar uma equipe focada em economizar os recursos e ao mesmo tempo garantir uma merenda de qualidade aos alunos, e a receita deu certo.
O trabalho de elaboração do cardápio e acompanhamento de tudo que acontece nos refeitórios das escolas é feito por uma nutricionista que, inclusive, busca desenvolver práticas saudáveis junto aos alunos. Maíra Fanin Vargas destaca que uma das ações importantes em 2018 foi a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, onde a participação dos pais também é fundamental quando o assunto é a merenda escolar.
“Estar hoje entre as 10 melhores cidades em nível de maturidade na gestão da merenda escolar é uma satisfação que vem coroar todo o trabalho de uma equipe envolvida e focada em melhorar cada vez mais a questão da alimentação escolar. Educação é isso, não só lápis e caderno, mas tudo que ajuda a construir o futuro das nossas crianças.” – disse o secretário de Educação Reginaldo Marcolan.