Terra Nova realiza pela 1ª vez um minicenso da saúde municipal e dados foram apresentados no Fórum de Saúde

Fonte: ASSECOM

A Secretaria de Saúde de Terra Nova do Norte realizou um levantamento com dados técnicos de tudo que é ofertado à população por meio do serviço público de saúde em relação ao atendimento através dos PSFs.

Esta é a primeira vez que o município desenvolve uma espécie de minicenso da saúde pública. A Prefeitura e a Secretaria de Saúde contam com a coordenação de uma técnica do SUS especialista em gestão de trabalhos e educação continuada, Maria Sirleide.

Todos os dados foram apresentados no 1º Fórum de Atenção Primária a Saúde que reuniu os profissionais das unidades básicas de saúde para análise de resultados. O evento contou também com a presença do Prefeito Valter Kuhn, Vice-prefeito e Secretário de Saúde Pascoal Alberton e o vereador Luisinho.

O objetivo de todo este trabalho é desenvolver uma política de humanização no sistema de saúde municipal. Hoje as unidades básicas de saúde estão recebendo capacitação e treinamento específico para que cada profissional possa estar envolvido no processo de melhoria da saúde.

Hoje o trabalho realizado com a saúde em Terra Nova está se tornando referência em toda a região. Loredânia Meneses, do Escritório Regional de Saúde esteve presente no Fórum de Saúde e enalteceu a iniciativa do município de Terra Nova.

O Secretário de Saúde, Pascoal Alberton, agradeceu a cada equipe dos PSFs pelo envolvimento e dedicação.

A Prefeitura de Terra Nova está investindo em tecnologia para a saúde, vários aparelhos tablets foram adquiridos e o município está trabalhando na criação de um sistema interligado via internet para que as informações coletadas pelos agentes de saúde estejam disponíveis em todo o sistema de saúde municipal para diminuir custos e aumentar os resultados.