Termina neste domingo (6) a tradicional Folia de Reis, realizada há 59 anos em Dom Aquino, a 172 km de Cuiabá. Durante a festa, que começa logo após o Natal, cinco companhias e um grupo de crianças percorrem as casas, orações de súplicas e louvor.
Com instrumentos e fantasias, músicos e personagens circulam pelas ruas da cidade com hinos de louvor aos reis magos, Melchior, Baltazar e Gaspar que, segundo a tradição cristã, foram os primeiros a verem o menino Jesus, depois dos pais.
Os grupos da folia de reis são formados pelo mestre ou embaixador, o contramestre, os três reis magos, os palhaços, os alfeires e os foliões.
Todos usam fantasias coloridas, fazem encenações e dançam ao som de violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros e gaitas.
A programação da festa também inclui churrasco e jantares dançantes que são abertos a toda a comunidade, inclusive aos que não são devotos dos reis.
A companhia mais antiga foi fundada em 1962. Atualmente a festa é composta pelas companhias: Folia do Maurão, Companhia de Reis Boa Semente, Folia Mineira, Folia Canarinho do Vale, Folia de Reis Desidério e Os Mirins.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Flávio Ferreira, a Folia de Reis é uma das importantes festas do calendário cultural de Dom Aquino.
“A ideia é que a festa se perpetue com o grupo das crianças e continue sendo um marco no nosso calendário cultural”, disse.
Fonte: G1 MT