Vai começar a festa esportiva dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019

Fonte: R7

Finalmente chegou! É hoje que começam oficialmente os Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Nesta sexta-feira (26), a partir das 22h (horário de Brasília), o Peru entra no foco do cenário esportivo das Américas e fica até dia 11 de agosto.

Serão 6680 atletas, de 41 países, lutando por 965 medalhas de ouro, 965 de prata e 1.068 de bronze, em 38 modalidades esportivas. O Brasil chega com a expectativa de ser o segundo no ranking geral do torneio. “Queremos o segundo lugar, uma posição acima de Toronto. Além de conseguir as vagas disponíveis para Olimpíada de Tóquio 2020”, afirmou Marco La Porta, vice-presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil).

O topo do pódio em Lima garante vaga direta nas Olimpíadas de 2020 em 14 disputas: handebol, hipismo adestramento, CCE e saltos, hóquei sobre a grama, nado artístico, pentatlo moderno, polo aquático, saltos ornamentais, tênis, tiro com arco, tiro esportivo, surfe e vela.

Festa de abertura

Na cerimônia de abertura, o Estádio Nacional vai receber cerca de 50 mil pessoas para acompanhar a festa que pretende mostrar a cultura peruana para o mundo. O principal show vai ser de Luis Fonsi, cantor de Porto Rico famoso pelo hit-chiclete Despacito.
“É uma honra ter a chance de dar meu toque rítmico e romântico a jogos tão charmosos, em que milhares de atletas se prepararam tanto. Sou fanático por esporte e me dedico à música desde cedo. Para mim, esporte e música mesclam muitas coisas simbólicas. Temos algo bem bonito preparado”, comemorou o porto-riquenho.

Além do músico pop, outros 1700 artistas, entre bailarinos, acrobatas e músicos encenarão na arena que vai receber apenas os shows de abertura e encerramento.